Raízes e Asas - em busca da sabedoria do caminho




Quem nunca se imaginou como uma princesa dos contos de fada? Ou se viu dentro de um personagem de algum livro que foi seu favorito na infância, juventude ou na fase adulta? Os livros tem feito parte de nossas vidas o tempo inteiro, até mesmo nos filmes que assistimos, se parar para pensar, está sendo baseado em algum livro ou fatos reais.

O fato é que a leitura é o que eu sempre me cativou e me levou a escrita. Pensando bem, a leitura sempre fez parte da minha vida e não era porque meus pais liam contos de fadas para mim na hora de dormir, mas sim porque as letras e a sua magia sempre me cativaram.

Lembro que o primeiro livro que li e me fez mergulhar de vez no mundo literário foi "A droga da obediência", de Pedro Bandeira. Um livro brasileiro que eu descobri na biblioteca da escola ainda na adolescência e que me fez amar a literatura que beirava ao suspense, depois veio os romances brasileiros que eram didáticos e se tornaram os amores da minha e hoje sou totalmente refém dos maiores clichês teen que você imaginar (com preferência aos romances policiais, amo romances policiais). 

O único tipo de literatura que me irritava era o motivacional, os livros de autoajuda. Esses eu não conseguia ler de jeito algum! Até que conheci "Raízes e Asas - Em busca da sabedoria do caminho" de Ronaldo Luiz Souza. Meus amores, pense num livro maravilhoso? Não sei se o motivo de amar tanto esse livro é devido ao fato do autor trazer como protagonista animais e elementos da natureza ou o senso de responsabilidade que ele coloca em cada um deles. Mas eu sei que é extremamente gostoso de ler e me sinto fazendo parte de cada etapa do livro, de cada momento, sinto em meu interior o medo, a felicidade, o desespero, a tristeza e todos os sentimentos de cada personagem. 

"Raízes e Asas - Em busca da sabedoria do caminho" traz a história de Branco - um pássaro migratório; e um pinheirinho. O entrelace desses dois no desenvolvimento dessa fábula, nos faz refletir sobre como nos comportamos perante a natureza, nos faz ver com outros olhos os impactos do homem no meio ambiente e como isso afeta as espécies que dependem desse meio. Além de tudo isso, também me fez refletir sobre o meu comportamento com relação a mim mesmo e a minha vida. Sobre como eu lido com minhas responsabilidades, como eu reajo diante situações conflituosas e como eu devo analisar a melhor forma de conduzir meu caminho na vida.

Quem ainda não leu, eu super recomendo que leia. Esse livro é renovador e transformador de vidas.




Beijos da Jam, até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas